Etimologia
O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome Segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba".
Amazônia ou Região Norte?
-Amazônia Continental,Amazônia Internacional, ou Pan-Amazônica,que abrange várias terras de vários países: Brasil,Bolpivia,Peru,Equador,Colômbia,Venezuela,Guiana,Suriname e Guiana Francesa. É um dos seis grandes biomas brasileiros. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a mais biodiversa de floresta tropical do mundo. Área de 1.570.745,680 km²,com seus 3,5 milhões de habitantes em 2010.
Amazônia legal
lAmazônia Legal" definida a partir da criação daSuperintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em 1966.Com o objetivo de delimitar o espeço territorial para que o governo brasileiro possa realizar o planejamento e comcessão de incentivos fiscais a empresas ou pessoas que desejam explorar negócios na região. O espaço Amazônia Legal compreende a área total dos estados de Rondônia,Acre,Amazonas,Roraima,Pará,Amapá e Mato Grosso,além do oeste do meridiano 44º O,que corta o estado do Maranhão,e do norte do paralelo 13º S,que corta o estado de Tocantins
Vivem cerca de 17 milhões de pessoas. Os principais representantes da cultura amazônica são as populações tradicionais,formadas por caboclos e índios. Fortemente enreizada na floresta, essa populaçao é considerada extremamente importante para a conservação ambiental,já que conhece a mata e,cada vez mais,tem consciêncoa de sua importância.
A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.
Clima
Atualmente, o clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador (contínua à Mata Atlântica), com a temperatura variando pouco durante o ano.
Solo
O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Contudo, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo o mínimo de perdas. Um claro exemplo está na distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dosnutrientes que escorrem da floresta com as chuvas. Também, forma-se no solo uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, rapidamente convertidos em nutrientes e aproveitados antes da lixiviação.
Relevo
Predomina um relevo de baixas atitudes(até 200 metros).Essas teraas acompanham os vales dos rios da bacia amazônica,omde se formam extensas planícies. As depressões do relevo dominam a paisagem da região,tanto ao norte como ao Sul do rio Amazonas.
Vegetação
A Amazônia é uma das três grandes florestas tropicais do mundo. Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas, situadas a aproximadamente 50 metros do solo.
A floresta se subdivide em três patamares:
mata de igapó
mata da vázea
mata de terra firme.
Hidrografia
O rio Amazonas é um grande rio sul-americano que nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauri ou Lauricocha, no Peru e desagua no Oceano Atlântico, junto à Ilha do Marajó, no Brasil.
A área coberta por água no Rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersas, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 45 km na estação das chuvas.
Biodiversidade
A região é o lar de cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 de répteis foram classificadas cientificamente na região.Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia. A diversidade de espécies de plantas é a mais alta da Terra.
Desmatamento
Desmatamento na amazônia,que acarreta a consequência preoscupantes,como a extinção de espécies vegetais e animais,a erosão do solo,assoreamento dos rios e mudanças climéticas acentuadas.Isso não afeta só o Brasil,mas todo mundo.
Biopirataria
Utilização de animais e plantas,ou ainda conhecimentos tradicionais ligados à biodiversisase,sem autorização do país de sua origem desses recursos,sem que haja partição de lucros de exploração.
Recursos Naturais
Na Amazônia, oitenta por cento das árvores são endêmicas da região, isto é, só ocorrem lá. Muitas dessas espécies oferecem produtos que há milhares de anos são consumidos e utilizados pelos habitantes da região e há poucas décadas começaram a estarem presentes no cotidiano dos brasileiros do resto do país. Exemplos destes produtos são: madeira, látex, castanha-do-pará, açaí, pupunha, cupuaçu, guaraná, óleos e essências e plantas medicinais.
Desenvolvimento sustentável
A ONU organizou a Segunda Conferência Mundial, realizada na cidade do Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Rio-92 ou Eco-92,e contou com a participação de representantes de 175 países.
Dessa conferencia surgiu um conjunto de propostas de ações que deveriam ser colocados em práticas para amenizar os impactos ambientais em nível global. Entre essas propostas estavam a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, a exploração não predatória das florestas, a preservação de vida animal e vegetal e o combate ás diferentes formas de poluição.
Rio + 20
As promessas de desenvolvimento para a Amazônia também se espalham pelos rios, em forma de grandes hidrelétricas, e pelas províncias minerais, em forma de garimpo. Mas o modelo econômico escolhido para a região deixa de fora os dois elementos essenciais na grandeza da Amazônia: meio ambiente e pessoas.
Alunos:
Ana Maria Correia Reis
Stephanie Monique Queiroz
Vitor Luiz Soares de Souza
Professor: Walter
0 comentários:
Postar um comentário